Perguntas e respostas

Relacionamos as perguntas mais frequentes que os pais e alunos fazem com relação ao estudo pelo método Kumon. Confira!


1. Qual a idade ideal para começar a fazer o Kumon? Existe idade mínima?
R.: O Kumon é um método de ensino individualizado que desenvolve os alunos independentemente da idade e da série escolar. Portanto, não há limitação de idade e pode ser aplicado a adultos e crianças. O material didático do Kumon aborda desde conteúdos pré-escolares até de nível universitário.


2. Quanto tempo demora até concluir o curso?
R.: Como o ensino é individualizado, a duração varia de acordo com o ritmo de aprendizado e as metas de estudo do aluno. Cada um receberá um planejamento de estudos, com previsão de quando concluirá os estágios do material didático conforme o seu desempenho e tempo disponível para fazer as lições diárias do Kumon.

3. Posso adquirir o material didático sem ser aluno?
R.: O material didático é totalmente exclusivo do Kumon e programável às necessidades de cada aluno. Essa programação é feita pelo orientador, que tem os conhecimentos e o treinamento pedagógico adequado para isso. O orientador oferece dicas na resolução, faz a correção dos exercícios feitos, traça o planejamento de estudos, presta uma avaliação diária e imediata do desempenho do aluno. Enfim, o material didático e a orientação são fundamentais para que o aluno obtenha resultados no Kumon.
Por isso, disponibilizamos o material didático somente para os alunos matriculados em uma unidade Kumon.

4. Quando posso me matricular?
R.: Você pode se matricular em qualquer época do ano, pois, o aluno do Kumon não depende de turmas ou períodos letivos. O primeiro passo para se matricular é marcar uma entrevista individual com um orientador do Kumon através do número 3031-6412. Você poderá fazer um teste gratuito, para diagnosticar as suas necessidades e os conteúdos que já domina.

5. O Kumon ajuda quem está com dificuldades na escola? Em quanto tempo?
R.: As dificuldades na escola começam quando o aluno não consegue acompanhar as aulas, não assimila os conteúdos ensinados e não tem domínio dos assuntos básicos. Na Matemática, principalmente, os conteúdos estão interligados e são imprescindíveis para que se avance ao assunto seguinte. Por exemplo, como fazer contas de divisão, se não se sabe a tabuada? No Kumon, o aluno revisará os conteúdos não assimilados e avançará ao assunto seguinte somente depois de dominar 100% o anterior. Os resultados podem variar conforme o aluno, mas já nos primeiros meses, nota-se maior autoconfiança e segurança nos estudos, desenvolvimento da concentração e maior prazer em estudar, uma vez que consegue entender o que está resolvendo. A melhora no desempenho escolar torna-se, então, uma conseqüência natural.

6. Sempre fui um bom aluno, tirando boas notas. Que benefício poderei ter no Kumon?
R.: O criador do método, o prof. Toru Kumon, acreditava que o potencial de uma pessoa não tem limites e que seria um desperdício deixá-lo adormecido ou não expandi-lo ao máximo. Esse pensamento é compartilhado por cada orientador do Kumon. Os alunos que já apresentam bom desempenho, têm a oportunidade de se desenvolverem ainda mais, avançando a conteúdos cada vez mais elaborados, desafiando-se e preparando-se para conquistar a aprovação nos vestibulares e outros sonhos. Assim como todos os alunos, eles aprendem a aprender . Sabendo estudar, poderão aprimorar-se cada vez mais.

7. Em quanto tempo os resultados aparecem?
R.: O objetivo principal do Kumon é fazer com que os alunos se tornem autodidatas, ou seja, capazes de estudar por si próprios. Durante o seu o desenvolvimento, alguns resultados começam aparecer já no início, como: organização, disciplina, desenvolvimento do hábito de estudo, entre outros.
Paralelamente, começam a ser verificados os primeiros resultados nos estudos, as notas na escola melhoram e o aluno adquire autoconfiança e motivação para avançar em seus estudos.
Neste período é importante que os pais acompanhem cada etapa do desenvolvimento, buscando sempre maneiras de elogiar cada progresso apresentado.

8. Meu filho detesta ler livros. Será que o Kumon pode ajudar?
R.: Seu filho pode estar com dificuldades de ler e entender o que lê. Por isso sua aversão à leitura. A proposta do curso de Português do Kumon é desenvolver no aluno uma maior capacidade de compreensão e interpretação do texto escrito. Com isso, começará a sentir o prazer de ler, ao mesmo tempo que desenvolve um vocabulário mais amplo, maior sentido crítico e habilidade para a produção de textos. Os textos incluídos no material didático foram selecionados pela quantidade de vocabulário e estrutura. Cada texto está adequado ao nível de entendimento exigido na programação e inclui os mais diversos gêneros.
Além disso, o Kumon oferece aos alunos 60 livros que compõem a Bibliografia Recomendada, a qual serve de incentivo aos alunos em relação à leitura, já que para cada nível do material didático há 5 livros recomendados.

9. Como o Kumon pode ajudar quem está se preparando para prestar vestibular/concurso público?
R.: Para quem está se preparando para o vestibular/concursos, o Kumon poderá ser útil de diversas formas, entre elas, citamos algumas:
   - O aluno desenvolverá a concentração e o raciocínio lógico e com isso terá maior facilidade e rapidez para resolver os exercícios propostos;
   - O aluno poderá utilizar os conceitos adquiridos no Kumon para resolver as questões e, também contar com a capacidade de dedução;
   - O aluno desenvolverá o hábito de estudo, o que auxiliará na organização de horários para um estudo concentrado e produtivo.
   - O aluno terá oportunidade de desenvolver o hábito de leitura e a capacidade de interpretação de textos.
Para o aluno desenvolver as habilidades citadas acima, ele contará com uma orientação individualizada.




Kumon Praia de Itapoã - (27) 3031-6412
Av. São Paulo 2312, loja 2, Vila Velha - ES - Próximo à Av. Resplendor